Midsommar, solstício de verão

em

Midsommar, ou solstício de verão é a festa mais esperada do ano pelos suecos, e acredito que por todos que vivem aqui na Suécia. Mas antes de explicar do que se trata esse feriado, vamos lembrar o que é solstício de verão?

O que é o Solstício?

O significado de solstício tem origem nos termos latinos sol sistere, que podem ser traduzidos como a “parada do Sol”Pela posição do astro, tem-se a impressão de que ele para de movimentar-se no céu.

O solstício ocorre duas vezes durante o ano, em junho e em dezembro e marcam o início do verão em cada um dos hemisférios.

Esse evento astronômico ocorre de acordo com os movimentos de rotação e translação. A rotação é o giro que o planeta realiza em seu próprio eixo e a translação representa o movimento da Terra ao redor do Sol.

solstício de verão ocorre quando o Sol assume sua máxima declinação relativa à Terra e incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio (hemisfério sul) ou o Trópico de Câncer (hemisfério norte).

Fonte: Toda Matéria

A origem do Midsommar na Suécia

A comemoração do Midsommar tem um pézinho no paganismo nórdico. A festa marcava a chegada do verão, o momento em que o poder do Sol chegava ao seu ápice e as flores, folhagens e a relva estavam verdes e floridos.  Neste período, o Deus encontrava-se em sua plenitude e trazia o calor, a fertilidade, a luz para o mundo. Porém, o seu auge também anunciava o seu declínio, ele beijava pela última vez a Deusa e partia para o país do verão. Essa festa, hoje é conhecida como Litha e é celebrada no calendário neopagão.

A partir de VI DEC as fogueiras de verão foram acesas em toda a Europa. Na Suécia, eles foram encontradas principalmente na parte sul do país. Os jovens visitavam as fontes sagradas, onde bebiam a água da cura e se divertiam com jogos e dança. Essas visitas foram um lembrete de como João Batista batizou Cristo no rio Jordão. Sim, porque a Suécia também foi cristianizada por um longo período.

Por volta dos anos 1500 a celebração acontecia para dar boas-vindas ao verão e em algumas regiões da Suécia, era comum as pessoas decorarem as casas com ferramentas agrícolas e folhagens e também erguiam mastros altos e frondosos para dançar.

Já no século XX, nas comunidades industriais do centro da Suécia, era comum os funcionários da fábrica receberem um banquete de arenque em conserva, cerveja e aguardente. 

Tradição e misticismo

Apesar da influência cristã, eu percebo que muitas das tradições do Midsommar são de fundo pagão, mas hoje em dia a festa não tem nada de religioso é apenas a comemoração da chegada do verão.

E sim, depois de meses de frio e escuridão, a chegada do sol, da luz e do calor tem mesmo é que ser comemorada. Tem muita festa, muita música, pessoas vestidas como camponeses, têm mastros em praticamente todos os parques, e posso dizer que talvez essa seja a única festa em que os suecos não parecem pessoas frias, distantes e tímidas. No midsommar, os suecos dançam, bebem, se divertem até o dia seguinte.

Mulheres e garotas também fazem grinaldas de flores para enfeitar a cabeça durante a festa como antigamente, mas para quem não tem habilidades manuais as floriculturas estão repletas de grinaldas para vender.

Há também a superstição de que no caminho para casa, mulheres solteiras devem colher sete flores diferentes e colocá-las debaixo do travesseiro para sonharem com o rosto do futuro marido. Além disso, também dizem que a noite mágica coloca os relacionamentos à prova, afinal o álcool em excesso pode causar términos e divórcios.

Comída típica

Um menu típico de verão apresenta diferentes tipos de arenque em conserva, batatas cozidas com creme azedo e cebolinha. Isso geralmente é seguido por algum prato grelhado de algum tipo, como costela ou salmão, e na sobremesa os primeiros morangos do verão, com creme.

O acompanhamento tradicional é uma cerveja gelada e aguardente, de preferência temperada. Toda vez que os copos são recarregados, o canto começa novamente. Os suecos gostam de beber músicas, e quanto mais ousado, melhor.

E aí, gostaram de saber mais sobre esse feriado sueco? Comenta aqui se eu esqueci de algum detalhe 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s